Publicidade

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O seu antivírus está a protegê-lo?

No que trata a proteger um computador todo o cuidado é pouco, todos os dias novas pragas são lançadas na Internet, manter um sistema limpo é uma dor de cabeça senão tivermos pelo menos uma ferramenta de segurança que nos ajude.


Para garantir que a sua ferramenta de segurança funciona, convém de vez em quando fazer uma verificação para garantir o bom estado de todos os seus componentes, é importante saber que os mesmos irão responder quando precisar deles.

Para ajudar nestas verificações existe o EICAR. O EICAR é um ficheiro que por convenção todos os antivírus devem reconhecer como malware, apesar do mesmo não ter qualquer conteúdo que prejudique o seu computador. Quando aceder ao site do EICAR (carregando aqui) e fizer o download do ficheiro eicar.com que se encontra no fundo da página, o seu antivírus deve lançar um alerta a impedi-lo de o fazer, se isto não acontecer então será melhor pensar em substitui-lo pois alguma coisa de errado se passa com ele.

Atenção: Alguns antivírus podem deixar fazer o download e só depois do ficheiro estar no computador lançar o aviso, neste caso deve mandar o antivírus eliminar o ficheiro ou move-lo para a quarentena, caso contrário poderá não ser possível apagar mais o ficheiro pois o antivírus pode bloqueá-lo.

Sem comentários:

Publicar um comentário